sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Focando em Diana


Encontro marcado. 9h na mesma praça de sempre. Não entendi porque esse horário, Diana detesta acordar cedo, rs. Caminho devagar e da esquina procuro minha amiga. Vejo uma menina sentada na grama, com uma toalha estendida e um monte de guloseimas. Encontrei Diana. O melhor café da manhã é aquele que tem tudo que amamos comer, diz a princesa. Falamos algumas bobagens, fofocas e comentários tipicamente femininos. Pergunto como Diana está. Vejo uma lagriminha querendo cair dos olhos grandes da minha princesa. Diana não responde, apenas deita no meu colo e pede carinho nos cabelos. Todo o meu velho discurso sobre dificuldades, obstáculos e blablabla não adiantam mais. Cheguei preparada para toda e qualquer situação, achei que estava, diz Diana. Toda a teoria e conselhos que ouvi e absorvi são complicados de colocar em prática, ela completa. Minha princesa, imagino como deve ser sentir-se só mesmo quando há pessoas ao redor. Sentir a hostilidade natural de quem não te conhece, não sabe sua história. Perceber cochichos paralelos e sentir vergonha alheia. Desde criança o Ganso pai me ensinou a nunca cochichar, isso é bizarro! Existem várias formas de fazer comentários alheios sem que o outro perceba, desabafa Diana. Sinto vontade de rir mas me seguro para não chatear minha amiga. Percebo que Diana me aperta forte e escuto um chorinho querendo surgir. Olho bem para o rosto quadrado dela e repito o que ouvi de uma das pessoas mais queridas da minha vida, Célia: FOCO. Não se deixe abalar com fatores externos. Foco em você, no seu futuro, apendizado e crescimento. Resolvi contar uma história para Diana. Um dia, estava eu em um momento crítico e difícil. Sentada em uma mesa de reunião aguardando gerentes de uma multinacional recebo um telefonema da morte de uma pessoa querida. Meus olhos transbordaram em lágrimas, meu corpo ficou gelado. Eu não via, nem ouvia nada. Um filme dos momentos que passei com essa pessoa querida invadiu meu pensamento. Minha grande parceira Célia segurou meu rosto com as duas mãos e disse: FOCO. Essa história não pertence mais à você. Sinta a dor da perda mas concentre-se no que você se propôs a fazer. É uma reunião importante, volte para a realidade e se preocupe com o que é prioridade agora. Era tudo o que eu precisava ouvir. Célia, por diversas vezes precisou ser firme comigo, dizer palavras pesadas e sinceras para que eu prestasse atenção naquilo que realmente importava. Diana entendeu meu recado. Todos os dias, acontecerão coisas boas e ruins que poderão levá-lo ao foco ou simplesmente tirá-lo dele por completo. Não se deixe enganar. Diana sorrí. Quanto mais fraca me sinto mais forte me torno, diz minha princesa. Simmmm, eu grito! Você sempre será uma desconhecida em um novo mundo. Quando este mundo deixar de ser novo, você será vista como realmente é. Uma princesa do bem. Não espere dos outros mais do que eles possam te dar. Espere. Tenha paciência. Para você, o mundo ainda é novo e desconhecido. Continue sendo a Diana de sempre. Aos poucos seu castelo estará erguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário