sábado, 28 de maio de 2011

O vaso que faz chorar


Diana chamou-me em casa. Seguimos a pé até uma pracinha conhecida no bairro. Era o nosso ponto de encontro. Chamei a atenção de Diana hoje. Não a vejo desfalecer. Sempre ali, forte, positiva, auto-suficiente. Acho que quando dos decepcionamos com algo ou com alguém é bom derramarmos litros e litros de lágrimas. Diana contou-me então que ficar perto das coisas que lembravam seu passado era dolorido demais. Um lindo vaso de flores na sala fez Diana cair em lágrimas com sua família. Um vaso, de vidro, grande, um presente e que agora não fazia mais parte da vida dela. Fiquei sem entender. Existem detalhes da vida emocional da Diana que não me são revelados (e eu entendo e respeito). De longe, sentadas na praça, vemos uma pequena família. O pai, a mãe e uma criança com mais ou menos três aninhos. Diana olha para aquela cena, a família unida, sorrindo... Diana sabe que maior que sentir sua dor é ver aqueles que ama sofrendo. Isso sim mata, derruba. Traz a sensação de um trator quebrando cada ossinho do seu corpo. Credo, falo eu. Diana é intensa. E como é. Será que existe um ser humano capaz de decepcionar uma legião inteira? Será mesmo que um mundo inteiro era de faz de conta? Diana na verdade nem quer saber essas respostas. Ela diz que prefere deixar na página anterior de sua vida. Falamos então do tempo, do frio, das futricas do bairro e ela pede para voltarmos para casa. Diana e todos à sua volta já passaram da cota diária de lágrimas. Seu dia foi agitado (ela precisa estar 24h com a mente ocupada). Já na porta de casa ela tira o sorriso do bolso e diz: como pode um simples vazo de cristal me derrubar? Para finalizar eu respondo: calma... amanhã é outro dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário